Domingo no Carmelo

Ascensão do Senhor

«Foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus»

Celebramos hoje a solenidade da Ascensão do Senhor ao Céu que é uma manifestação da eficácia da poderosa força que Deus exerceu em Cristo, ressuscitando-O dos mortos e colocando-O à sua direita nos Céus» e da «incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes. Deus subiu entre aclamações, o Senhor subiu ao som da trombeta, Deus é Rei do universo, Deus reina sobre os povos, Deus está sentado no seu trono sagrado.

O Pai glorificou o seu Filho, ressuscitou-O dos mortos, colocou-O à sua direita nos Céus, deu-lhe todo o poder e constituiu-O Senhor do Universo e Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos. A ascensão do Senhor – a sua ida para o Pai – desperta-nos para a nossa própria ascensão aos céus – a nossa peregrinação para a casa do Pai –, porque onde está a Cabeça aí deve estar o Corpo. A Cabeça espera pelo Corpo. Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu. Peçamos a graça de ver o Senhor ir e de O ver vir na Eucaristia, sempre presente no meio de nós. Um dia, levar-nos-á consigo, para que onde Ele está, estejamos nós também. Para aí nos chama como seus membros.

Depois da sua Ressurreição, apareceu a todos os discípulos, e à vista deles subiu aos céus, para nos tornar participantes da Sua divindade. Quando o Senhor subiu aos Céus os apóstolos e os discípulos encheram-se de grande alegria, porque contemplavam a natureza humana que subia a uma dignidade superior à de todas as criaturas celestes para ser recebida junto ao Eterno Pai, que a associou ao trono da sua glória, depois de a ter unido na pessoa do Filho à sua própria natureza divina. Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao Céu: suba também com Ele o nosso coração. Ó Igreja de Cristo peregrina, anuncia a palavra da esperança.

Padre Manuel Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *