«Satanás está perdido»
«Jesus, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse:
“Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe”»
«Um reino dividido não pode aguentar-se»
Pecamos, desde o princípio, mas, Deus, desde o princípio, prometeu salvar-nos e dar-nos a vitória sobre a descendência da serpente – «Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode aguentar-se» – na «descendência da mulher». Cristo, «nascido de mulher», o mais forte, venceu Satanás, o forte, trouxe-nos a salvação, fez de nós seus discípulos, sua família, deu-nos parte na sua vitória. «Haverá um filho de mulher que esmagará a cabeça da santiga serpente». «Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo, diz o Senhor; e quando Eu for levantado da terra, atrairei todos a Mim». «No Senhor está a misericórdia e com Ele abundante redenção». «A graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a muitos homens». «Esta há-de atingir-te na cabeça». «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». «A minha alma glorifica o Senhor, o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador». «A Virgem Maria esmagou com o seu pé virginal a cabeça da serpente». «Em Maria Imaculada contemplamos o reflexo da Beleza que salva o mundo; a beleza de Deus que resplandece no rosto de Cristo». «Pela sua bênção é abençoada toda a criatura». «Maria assinala na história o rumo novo da salvação do homem… está chamada a aproximar todos, isto é, cada um ao seu Filho, a anunciar a vitória final do amor». «Por fim, o meu Coração Imaculado triunfará».
«Quem fizer a vontade de Deus»
«Porventura não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que acreditou pela fé e concebeu pela fé, que foi escolhida para que d’Ela nascesse a salvação entre os homens e que foi criada por Cristo antes de Cristo ter sido criado n’Ela? Maria cumpriu, e cumpriu perfeitamente, a vontade do Pai; e, por isso, Maria tem mais mérito por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido mãe de Cristo; mais ditosa é Maria por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido mãe de Cristo. Portanto, Maria era bem-aventurada, porque, antes de dar à luz o Mestre, trouxe-O no seio».
«Os pastorinhos, sem se preocupar com os sofrimentos que Deus lhes iria enviar, entregam-se inteiramente à vontade de Deus, e sem o saber, que ainda não conheciam as Escrituras, responderam seguindo a Cristo quando disse: “Eis-me aqui, ó Pai, para fazer a Tua vontade”. Seja ela qual for e como Tu quiseres, dispõe de mim a Teu bel-prazer. E como Maria respondeu ao Anjo quando ele Lhe anunciou a Encarnação do Filho de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor, faça–se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38), assim, os pastorinhos, dão também a sua resposta dizendo: “Sim, queremos”. A Senhora acolheu esta resposta como a primícia da sua Mensagem» (Irmã Lúcia).
«A minha Mãe e meus irmãos»
«Através do Irmão universal que é Jesus, podemos relacionar-nos de maneira nova com os outros; já não como órfãos, mas como filhos do mesmo Pai bom e misericordioso. E isto muda tudo! Podemos olhar-nos como irmãos». Por isso, a Igreja, recitando o Pai-nosso, reza para que os seus membros, fazendo sempre a vontade do Pai, sejam reconhecidos por Jesus como seus irmãos, irmãs e mães.
Padre Manuel Reis