Domingo no Carmelo

Domingo XI do Tempo Comum

«A menor de todas as sementes
torna-se a maior de todas as plantas da horta»

Jesus pregava a Palavra de Deus com muitas parábolas para ser entendido pela multidão e, em particular, tudo explicava aos seus discípulos. Nas suas parábolas Jesus ensinava a todos que «o Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra, por exemplo, a do «grão de trigo» que germina e cresce e se torna planta, espiga e trigo maduro que será colhido e a do «grão de mostarda» que é «a menor de todas as semente e se torna a maior de todas as plantas da horta». A semente é a Palavra de Deus e o semeador é Cristo. O Reino de Deus é uma iniciativa de Deus, uma obra que, em Cristo, já está presente neste mundo e desafia os homens a participar no seu crescimento até à plenitude da eternidade. O Reino de Deus – e a Igreja de Deus – começaram pela pequenez de Jesus na Palestina e chegaram pelos Apóstolos até aos confins da terra. O impossível tornou-se possível – o pequeno tornou-se grande – não pela força do homem, mas pela força de Deus, cuja Palavra e Espírito alimentam a nossa vida e sustentam o nosso trabalho na vinha do Senhor. «O nosso trabalho não é inútil no Senhor».

A Palavra de Deus faz germinar e crescer gratuitamente o Reino de Deus na vida dos discípulos que escutam a Palavra e a põem em prática. A Igreja continua a semear a semente da Palavra de Deus, a qual, pela força do Espírito, continua a germinar e a crescer na vida da Igreja. «Quem não semeia não colhe». Continuemos a semear a semente da Palavra de Deus no coração dos homens para que germine, cresça, e dê muito fruto para ser colhido no Reino dos Céus.

«Vou lançando à direita, à esquerda, aos meus passarinhos as sementes boas que Deus me põe na mão. E depois, seja o que ele quiser. Não torno a ocupar-me com isso. Às vezes, é como se não tivesse lançado nada; noutros momentos, a semente faz bem; mas Deus diz-me: «Dá, dá sempre sem te preocupares com o resultado» (S. Teresa do Menino Jesus).

Padre Manuel Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *