Retiro de Quaresma com Edith Stein

Retiro de Quaresma com Edith Stein

2019-03-02 14 Por admin

Estimados amigos e leitores da nossa página,

Desde o Advento de 2018 que a Província Portuguesa dos Carmelitas Descalços começou a oferecer um retiro online para estes tempos fortes da liturgia (Natal e Páscoa) e pensamos fazê-lo daqui em diante. Por isso aqui apresentamos um retiro online para esta Quaresma de 2019. Outros países da nossa Ordem já o começaram a fazer há mais tempo, como a França e a Áustria que coordena a preparação desta proposta espiritual, que hoje se oferece nas mais variadas línguas. A última a aderir foram os nossos irmãos do Iraque. Desta vez vamos ser ajudados pela carmelita Santa Teresa Benedita da Cruz, mais conhecida como Edith Stein. 

Santa Teresa Benedita da Cruz é co-padroeira da Europa. Antes de entrar para o Carmelo sob este nome, Edith Stein tem já uma larga vivência como filósofa e conferencista. Nascida na Prússia em 1891, judia que se tornou agnóstica, conduziu a sua busca da verdade através da filosofia e dos acontecimentos da sua vida até à descoberta de Cristo. Batizada com a idade de 31 anos, torna-se uma intelectual católica notável. Interditada de ensinar pelos nazis, entra no Carmelo de Colónia em 1933 tendo tido depois de fugir para o Carmelo de Echt, na Holanda, em 1939. Presa com a sua irmã, morre no campo de Auschwitz a 9 de Agosto de 1942, deixando uma obra e uma mensagem poderosas. Durante esta Quaresma estes textos e a sua vida alimentarão a nossa meditação para viver no seguimento de Cristo um caminho pascal. 

Este retiro foi preparado por Frei Philippe Hugelé (Carmelita do Convento de Avon) e por uma equipa de carmelitas: do Carmelo de Montmartre, Frei Jean-Alexandre (convento de Avon), Dominique, Raphaelle e Marie-Noelle. A tradução para o português esteve a cargo de vários membros da família carmelita e teresiana portuguesa, sobretudo carmelitas seculares.

Mais informações e inscrições: carregue aqui.