Espiritualidade

Retiro online de Quaresma

Um Caminho de Morada em Morada com Santa Teresa de Jesus

Desde 2011, que os Frades Carmelitas Descalços, têm vindo a oferecer retiros online para ajudar a preparar as duas grandes solenidades litúrgicas do ano: Natal e Páscoa. Hoje mais de 66000 pessoas seguem estes retiros em várias línguas: Francês, Inglês, Espanhol, Italiano, Português, Alemão, Polaco, Romeno, Holandês e Checo.

Foi no meio de uma crise que Santa Teresa de Jesus (1515-1582) escreveu a sua obra-prima espiritual, Moradas ou Castelo Interior. Enquanto o seu trabalho de fundação dos carmelitas parecia colapsar, ela encontrou energia dentro do seu Castelo Interior para ir em frente. No nosso contexto de crise sanitária e económica, Teresa pode ajudar-nos, durante a Quaresma, a descobrir que a nossa força está dentro. Com esta Doutora da Igreja caminharemos de Morada em Morada até alcançarmos o centro onde brilha a luz da Páscoa. A presença de Jesus Ressuscitado é a verdadeira boa nova que pode revitalizar a nossa vida espiritual.

Este retiro foi preparado pelo Pe. Guillaume Dehorter, ocd, do Convento de Avon, Paris, ajudado por uma equipa de carmelitas. A tradução portuguesa foi cuidada pela Antonieta Vigário e pelo Carlos Gomes, a formatação pela Liz Cristine, grandes amigos e colaboradores dos carmelitas portugueses e contou ainda com a colaboração dos frades e irmãs carmelitas. Formato e ritmo do retiro: Depois de uma introdução ao retiro enviada na Quarta-feira 17 de fevereiro, receberá um email semanal cada sexta-feira. Poderá guardar os conteúdos da semana em formato PDF (Computador ou versão móvel). No email da semana encontrará uma meditação baseada no Evangelho e textos de Santa Teresa para a sua leitura espiritual e reflexão (texto e vídeo), com seis breves meditações em imagens: cada dia inclui um versículo da Bíblia e uma pequena citação de Sta. Teresa de Jesus, com uma sugestão prática para enriquecer a sua meditação diária, de segunda a sábado. Além disso, as meditações diárias serão publicadas nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/carmelitas.descalcos.portugal
Youtube: Carmelitas Descalços
Twitter: Carmelitas Descalços @AmigosOcd
Website: www.carmelitas.pt

Para mais informações pode aceder a: www.webretiro.karmel.at

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *