Semana de Oração pelas Vocações [05-12_Maio]

Semana de Oração pelas Vocações [05-12_Maio]

2019-05-04 0 Por admin

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) da Igreja Católica em Portugal propõe diversas iniciativas para a 56.ª Semana de Oração pelas Vocações que tem como tema «A coragem de arriscar pela promessa de Deus», entre 5 e 12 de maio.

“Desde o hino e respectivo videoclipe à proposta de um momento cultural, que ultrapassam largamente as fronteiras do estritamente religioso, propomos ainda um vasto leque de subsídios que convidam à oração, em diferentes contextos e dedicados a várias faixas etárias como a Oração da Semana, a Vigília de Oração, a Lectio Divina, os Mistérios do Terço e Orações “Passo-a-Rezar”, lê-se no guião da Semana de Oração pelas Vocações 2019.

As propostas de formação também em contexto de catequese são para a catequese, as crianças e os adolescentes, os jovens e os pais/adultos/família, os alunos da disciplina de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica. A CEVM sugere também uma Peregrinação Vocacional e a visita a um Seminário ou Instituto Religioso.

“O objectivo principal destes subsídios será sempre ajudar a promover uma pastoral testemunhal, do encontro, do chamamento e do acompanhamento, ao serviço da comunhão e de uma Igreja sinodal, ao jeito da pedagogia de Jesus Cristo, onde cada um é interpelado a percorrer um caminho de verdadeiro discernimento vocacional, para que a Pastoral Vocacional seja, efectivamente, (re)colocada no coração das comunidades e se possa implementar uma renovada e profícua cultura vocacional, transversal a todos os setores de pastoral, a todo o dinamismo da acção eclesial”

Os materiais da Semana de Oração pelas Vocações 2019 (5 a 12 de maio) – «A coragem de arriscar pela promessa de Deus» – para Portugal foram preparados pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional de Braga.

«O chamamento do Senhor não é uma ingerência de Deus na nossa liberdade; não é uma «jaula» ou um peso que nos é colocado às costas. Pelo contrário, é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer tornar participantes, apresentando-nos o horizonte dum mar mais amplo e duma pesca superabundante» – Papa Francisco em «A coragem de arriscar pela promessa de Deus», Mensagem 56.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (12 de maio 2019).

Hino da Semana das Vocações