«A vossa paz repousará sobre eles»
Deus fala de paz e de alegria ao seu povo: «Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela, todos vós que a amais… Assim fala o Senhor: «Farei correr para Jerusalém a paz como um rio… Eu vos confortarei: em Jerusalém sereis consolados. Quando o virdes, alegrar-se-á o vosso coração».
Jesus deixou-nos o «mandamento missionário» de anunciar a «alegria do Evangelho», a «presença do reino de Deus» e a «paz de Deus. «Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos… Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco… Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’… Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome»… Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus».
«Ah! é que Jesus tem por nós um amor tão incompreensível que quer que tenhamos parte com Ele na salvação das almas. Não quer fazer nada sem nós. O criador do universo espera a oração de uma alma pobrezinha para salvar as outras almas resgatadas como ela pelo preço de todo o seu sangue».
Deus escolheu cada um de nós para cumprirmos uma missão de salvação e escolheu-nos a todos, porque «todos nós temos uma grande missão a cumprir», a saber, «colaborar na obra da redenção de Cristo como membros da Igreja».
«Deus é quem escolhe o instrumento de que se quer servir, e quanto mais pobre é o instrumento melhor se vê que a obra é de Deus e não do instrumento. E o Senhor conclui dizendo: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”. Isto é o que importa, que os escolhidos e os não escolhidos, permaneçamos unidos no amor do Senhor Nosso Deus, cumprindo cada um, com fé, esperança e amor, a missão que o Senhor lhe confiou e para a qual o escolheu, porque a messe é grande e os operários são poucos. E todos nós temos uma grande missão a cumprir associando-nos à obra Redentora de Cristo, como membros que somos do Seu Corpo místico, que é a Sua Igreja».
«Habite em vós a palavra do Senhor e reine em vossos corações a paz de Cristo». Na «comunhão» recebemos do Senhor a luz da fé, da esperança e do amor para «corrermos a levar a palavra do Senhor» e o «reino da paz de Cristo» aos nossos irmãos e lhes «comunicarmos a alegria» do amor que «enche» os nossos corações. Na verdade, «está perto de nós o reino de Deus». Repartamos com os nossos irmãos a graça e a paz que recebemos do Senhor na Eucaristia e demos testemunho da Sua presença em nós.
«Foi a Comunhão que os discípulos receberam a luz da fé, da esperança e do amor que os fez correr a levar a boa notícia aos seus companheiros e a comunicar-lhes a alegria que inundava os seus corações. Também eu devo, Senhor, ao receber-Te repartir com os meus irmãos a graça que Tu me concedes de ter-Te comigo e dar a todos o verdadeiro testemunho da Tua presença em mim».
Padre Manuel Reis