Ordenações na Ordem dos Carmelitas Descalços

Ordenações na Ordem dos Carmelitas Descalços

2019-10-09 0 Por admin

Temos a alegria de anunciar as ordenações de dois jovens carmelitas descalços, uma ordenação diaconal, a do fr. Renato Pereira, e outra presbiteral, a do fr. Carlos Vieira. Estes dois frades carmelitas tiveram percursos vocacionais paralelos e similares e agora com diferença de apenas uma semana recebem a ordenação de diácono e de presbítero nas suas respetivas dioceses Angra do Heroísmo e Porto.

No próximo dia 8 de dezembro, na Sé Catedral do Porto, será a vez de podermos acompanhar o fr. João Carlos Vieira, na sua ordenação presbiteral, integrada na ordenação de diáconos permanentes de dita diocese, presidida pelo D. Manuel Linda.
O fr. Carlos Vieira, natural de Rosém, Marco de Canaveses, nascido a 4 de julho de 1988, professou solenemente na Ordem dos Carmelitas Descalços, no Convento do Carmo, em Aveiro, no dia 7 de julho de 2018 e foi ordenado Diácono no dia 8 de julho do mesmo ano, na Sé Catedral de Aveiro pelo bispo D. António Moiteiro.
Este carmelita descalço iniciou o seu Postulantado nesta Ordem de Maria a 25 de julho de 2010, começou o Noviciado, com a tomada de hábito, no Santuário do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, a 2 de setembro de 2012 e fez a sua Profissão Temporal a 31 de agosto de 2013.
Fez o seu Curso de Teologia nas Faculdades de Teologia da Universidade Católica, no Porto (setembro de 2010 a Junho de 2012), da Universidade Pontifícia de Salamanca (setembro de 2013 a junho de 2015), e por fim na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid (setembro de 2015 a maio de 2017).
Atualmente faz parte da comunidade de frades carmelitas de Avessadas, Marco de Canaveses.

Por sua vez, o frei Renato da Cruz irá receber a ordenação diaconal no próximo dia 1 de dezembro, na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, numa celebração presidida por D. João Lavrador.
O carmelita descalço que professou solenemente no passado dia 14 de dezembro, no Convento Stella Maris – Porto, é natural da Vila Nova, na Ilha Terceira (Açores), onde nasceu a 3 de maio de 1992.
O seu percurso vocacional está intimamente ligado à sua família e à comunidade paroquial do Divino Espírito Santo, no seio das quais foi acolhendo e reconhecendo a vocação à vida religiosa e sacerdotal. Foram particularmente importantes a proximidade com o eu pároco e os movimentos juvenis.
Após um processo de acompanhamento e discernimento vocacional, foi recebido a 15 de outubro de 2010, no Postulantado da nossa Ordem na comunidade formativa do Porto, enquanto iniciava os estudos teológicos no Centro Regional do Porto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Recebeu o hábito carmelita, iniciando o noviciado, a 2 de setembro de 2012 e no dia 31 de agosto do ano seguinte fez a sua Profissão Temporal no Convento do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, juntamente com o fr. Carlos Vieira. Entre setembro de 2013 e outubro de 2016, continuou o seu percurso formativo nas comunidades formativas de Salamanca e Madrid (Espanha), prosseguindo os estudos académicos na Universidad Pontificia de Salamanca e na Universidad Pontificia de Comillas-Madrid. A partir de 2016, integrou as comunidades carmelitas de Fátima e do Porto, concluindo o seu período de formação inicial com a Profissão Solene. Atualmente, faz parte da comunidade de Fátima, na Domus Carmeli.
O frei Renato recebe a ordenação diaconal tendo em vista a ordenação presbiteral, a acontecer em tempo oportuno.
Damos graças a Deus pelo testemunho de doação e entrega que estes dois jovens carmelitas descalços fazem das suas vidas pela graça destes ministérios.

Notícia retirada do site da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal