Domingo no Carmelo

Domingo II da Quaresma

«Este é o meu filho muito amado: escutai-O!»

São Marcos, no Evangelho de hoje, apresenta-nos a Transfiguração de Cristo na sua Páscoa de Cruz e de Glória. Jesus obedecendo na fé à vontade do Pai, “passa” da morte à vida, e leva consigo todo o Povo de Deus, tanto o “antigo” (Moisés e Elias) como o “novo” (Pedro, Tiago e João). «Eu sou o CAMINHO. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».

Abraão, obedecendo na fé, está decidido a sacrificar o seu filho Isaac, mas «Deus providenciará o cordeiro para o holocausto». Paulo confessou que «Deus entregou o seu Filho por nós». Jesus, o amado do Pai, subiu à cruz para nos salvar. O Pai revela-nos «a excelência da dignidade oculta de Cristo» – «Este é o meu Filho muito amado» – e, para «fazer desaparecer do coração dos discípulos o escândalo da cruz», manda-nos que O escutemos: «Escutai-O!», pois n’Ele está a plenitude do Seu amor, que se revelará sobre a cruz. Jesus testemunha-nos que o caminho da cruz – o caminho do «amor até ao fim» –leva à glória do céu. O Espírito, a nova Lei do Evangelho, dada sobe o monte Tabor, conduz agora a Igreja pelo caminho quaresmal em direcção à Páscoa. «Põe os olhos só n’Ele, porque n’Ele tudo disse e revelei, e acharás ainda mais do que pedes e desejas». «Escutemo-l’O: façamos o que Ele diz, esperemos o que nos prometeu».

Na Oração Eucarística, o sacerdote, em nome do povo, agradece a Deus por meio de Cristo, nosso Senhor, o mistério da Transfiguração: «Depois de anunciar aos sus discípulos a sua morte, manifestou-lhes no monte santo o esplendor da sua glória, para mostrar, com o testemunho da Lei e dos profetas, que pela sua paixão alcançaria a glória da ressurreição» (Prefácio). Na Sagrada comunhão, «recebendo o Corpo e o Sangue do Senhor», «o Senhor Jesus Cristo transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso». Agradeçamos a Deus porque «vivendo ainda na Terra, nos faz participantes dos bens do Céu».

P. Manuel Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *