«Menina, Eu te ordeno: Levanta-te»
«A leitura do evangelho de hoje é um compêndio perfeito de esperança e a exclusão de qualquer motivo de desespero… uma lição de fé em Jesus – basta que tenhas fé, a tua fé te salvou – que tem o poder divino de perdoar os pecados e de salvar da morte. «Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele Se alegra com a perdição dos vivos… Foi pela inveja do Diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na aqueles que lhe pertencem». Deus criou o homem, não para a morte eterna, mas para a vida eterna. «Quem crê em Cristo, toca em Cristo».
Jairo, um dos chefes da sinagoga, ao ver Jesus, caiu a seus pés e suplicou-Lhe com insistência: «A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que se salve e viva». No meio da grande multidão que seguia Jesus e o apertava por todos os lados, uma certa mulher, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-Lhe por detrás no manto, dizendo consigo: «Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei curada». «E assim foi»: No mesmo instante sentiu no seu corpo que estava curada da doença por uma força saída de Jesus que se voltou-Se para a multidão e perguntou: «Quem tocou nas minhas vestes?»… A mulher veio prostrar-se diante de Jesus e disse-Lhe a verdade. Jesus respondeu-lhe: «Minha filha, a tua fé te salvou». De igual modo, Jesus disse ao chefe da sinagoga: «Não temas; basta que tenhas fé»…
O segredo do milagre é a fé no Ressuscitado e na ressurreição. Para mover à fé os pensamentos infiéis, disse que a menina não estava morta, mas adormecida, para lhes infundir esperança». Jesus entrou no local onde jazia a menina, pegou-lhe na mão e disse: «Talita Kum», que significa: «Menina, Eu te ordeno: Levanta-te». Jesus, com o toque da sua misericórdia, curou a mulher da doença incurável, o povo de Israel, adormecido, mas não morto. Jesus, com o toque do seu amor, reanimou a filha de Jairo, a menina, o novo Israel. «Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte e fez brilhar a vida por meio do Evangelho». Jesus «afugentou a morte não com a mão, mas com o seu poder; prolongou a vida não com a arte, mas com o mandato» (S. Pedro Crisólogo). «Tudo isto, Jesus o realiza, tomado de compaixão pelos que sofrem e seguro de que toda a ocasião é boa para fazer o bem» (Venerável Irmã Lúcia de Jesus). «A Palavra que Jesus pregou alcança, toca e cura as pessoas de todo mal do corpo e do espírito. Proximidade, compaixão e ternura é o comportamento de Deus. Sejamos portadores da esperança e da cura de Deus» (Papa Francisco).
«Todos O tocamos, quando cremos». «Tocar a Cristo com as suas mãos não é grande coisa; os judeus tocaram-no quando o agarraram, quando o prenderam, quando o crucificaram… Tocando-o com a fé, oh! Igreja católica, salva-te a fé». «Conheceis a generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele, que era rico, fez-Se pobre por vossa causa, para vos enriquecer pela sua pobreza». Ele, sendo Deus, fez-Se homem, para nos divinizar com a sua humanidade. «Eu Vos louvarei, Senhor, porque me salvastes». «Ouvi, Senhor, e tende compaixão de mim, Senhor, sede Vós o meu auxílio. Vós convertestes em júbilo o meu pranto: Senhor meu Deus, eu Vos louvarei eternamente».
Padre Manuel Reis